terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sesa realiza atividades em comemoração ao Dia Internacional de Saúde Mental

Por Alieneu Pinheiro/Sesa

A Coordenação Estadual de Saúde Mental, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza de 26 a 29 deste mês várias atividades alusivas ao Dia Internacional da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.

Na ocasião, a coordenação irá desenvolver algumas ações com o intuito de contribuir com a política de inserção do portador de transtorno mental na sociedade. As atividades iniciam nesta quarta-feira, 26, com uma roda de conversa que terá como tema "Viver é aprender a viver: suicídio e saúde mental". O encontro será na Faculdade Seama, a partir das 16h.

O momento mais importante das atividades será a realização do primeiro Seminário Estadual de Políticas Públicas de Saúde Mental, sobre o tema "Os desafios da construção da rede de cuidados". O seminário ocorrerá no Centro de Cultura João Batista de Azevedo Picanço, nesta quinta-feira, 27, no período da manhã e tarde, com início a partir das 8h.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde Mental, Michele Maleamá, o encontro servirá para sensibilizar, promover, fomentar e discutir a questão da saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do Estado.

"Queremos sensibilizar a sociedade para a questão da loucura e modos de cuidados em uma lógica antimanicomia. Além disso, iremos promover a reflexão sobre o processo de re-orientação do modelo de saúde mental no Estado, envolvendo usuários, trabalhadores, estudantes e profissionais de diversos setores", explicou Maleamá.

A coordenadora ressaltou ainda que serão discutidas estratégias de construção da rede de atenção à saúde mental, em uma perspectiva intersetorial, além de mecanismos de fortalecimento do controle social nas políticas de saúde mental.

No próximo sábado, 29, os colaboradores do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), com apoio da Faculdade Seama e Anjos da Enfermagem, realizam na orla da cidade o encontro "Saúde Mental na Orla".

No evento serão apresentados os projetos e serviços de saúde mental, além de atividades culturais e de lazer com usuários, trabalhadores e público que frequenta a orla. A concentração será na Praça São José (em frente ao Bando do Brasil), a partir das 16h30.

Acompanhe a programação
26 de outubro
Roda de conversa – "Viver é aprender a viver: suicídio e saúde mental em debate"
Local: Faculdade Seama
Hora: 16h às 18h
27 de outubro
I Seminário Estadual de Políticas Públicas de Saúde Menta: "Os desafios da construção da rede de cuidados"
Local: Centro de Cultura João Batista de Azevedo Picanço
Hora: 8h às 12h /14h30
28 de outubro
Roda de conversa – "O cotidiano do Caps: rede, território e o protagonismo dos usuários"
Local: Caps AD – Rua Hamilton Silva, s/n
Hora: 8h
29 de outubro
Evento – "Saúde Mental na Orla"
Local: Praça São José (em frente ao Banco do Brasil)
Horário: 16h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário