sábado, 1 de outubro de 2011

CRTN apresenta normatização

Por Wagner Cubilla/Sesa

Na tarde desta sexta-feira, 30, no Centro Cultural João Batista de Azevedo Picanço, foi apresentado aos gestores estadual, municipais, secretários, presidentes e representantes de conselhos e a sociedade organizada, as normas técnicas do Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), como pré-requisito à Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Segundo o diretor geral do CRTN, médico Jarbas Ataíde, a normatização permitirá que a instituição desenvolva suas atividades, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS), conforme preconiza a Portaria 971/2006.

"Nesses nove meses da atual gestão, conseguimos fazer o que em tantos anos não foi feito. Agora, com a normatização, poderemos muito em breve melhorar nossos serviços", disse o diretor.

A vantagem dessa adequação é o estabelecimento de diretrizes, normas e rotinas que auxiliarão os gestores e profissionais envolvidos no desempenho do trabalho. Outra vantagem tem relação com a otimização dos serviços, pois, o procedimento desse acolhimento até a alta de pacientes serão executados de acordo com as rotinas pré-estabelecidas, garantindo ao usuário uma resposta mais eficaz na recuperação de agravos ou na prevenção de doenças.

Para o gerente operacional do CRTN, Henrique Brito, a normatização também servirá para que o Sistema Único de Saúde (SUS) possa ajudar ainda mais o Centro de Referência em Tratamento Natural. "Com esse trabalho (normatização), obteremos mais ajuda do SUS, pois a partir de agora seremos reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde. Ainda nos falta a sanção da Lei que criou o CRTN. O governador Camilo Capiberibe já sinalizou que irá sancionar esta lei", informou Henrique.

"Com a normatização teremos a segurança dos procedimentos, tanto para os usuários como para os nossos profissionais. Pois a partir das Normas Técnicas, já estabelecidas, as condições de trabalho tendem a serem de excelência. O paciente passa a ser assistido desde o acolhimento até a alta", esclareceu o diretor técnico do CRTN, Luiz Martins.

O secretário de Estado da Saúde, Edilson Mendes Pereira, disse que este momento é único para a saúde pública do Estado. "Esse é o caminho. Precedendo a normatização, a população usuária dos serviços do CRTN terá um melhor acesso e maior qualidade de vida a partir de agora", disse o secretário.

Edilson também exaltou os serviços oferecidos pelo Centro. "É louvável o trabalho que o CRTN vem fazendo. Tem despertado o interesse do Ministério da Saúde. Agora, em outubro, estará aqui em Macapá técnicos do Ministério e uma das pautas é para conhecer os trabalhos executados dentro do CRTN" informou Edilson.

O Inspetor da Guarda Municipal, Javan Barbosa, que é usuário do CRTN, fez questão de parabenizar os serviços que lhe fizeram melhorar sua hérnia de disco. "Estou desde junho fazendo o tratamento no CRTN e quero de público agradecer a todos os servidores do Centro, pelo resgate de minha saúde. Todos os servidores são comprometidos com os usuários", relatou o paciente. Javan utiliza os serviços de acupuntura, Pilates e Massoterapia. Ele tinha problema de hérnia de disco há 12 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário