quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Palestras marcam o segundo dia de Conferência da Saúde

Por Edy Wilson Silva/Sesa

Nesta terça-feira, 18, o segundo dia de debates da VI Conferência Estadual de Saúde (CES) foi marcado pela leitura e aprovação do Regulamento que norteia a realização do evento e a apresentação de palestras. A programação de abertura ocorreu nesta segunda-feira, 17, no Teatro das Bacabeiras, com a participação de pelo menos 600 pessoas.

A primeira foi proferida pela conferencista Jurema Pinto Wermeck, coordenadora da 14ª Conferência Nacional de Saúde. O tema defendido pela palestrante foi "Política de saúde na seguridade social segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade".
A segunda palestra tratou do tema "Gestão do SUS Financiamento, Pacto pela saúde e relação pública X privado". O palestrante foi o diretor do Centro de Referência na Saúde do Trabalhador (Cerest), Regiclaudo Souza Silva. A terceira e última palestra do dia destacou a "Participação da comunidade e controle social", proferida por Maria de Lourdes Rodrigues, representante do Conselho Nacional de Saúde.

Segundo a palestrante Jurema Wermeck, a VI Conferência Estadual de Saúde do Amapá marca mais uma etapa para a nacional. Ela destacou o empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Conselho Estadual de Saúde (CES) em realizar, em tempo hábil, as Conferências Municipais nos 16 municípios do Amapá. "Em todo país apenas sete estados conseguiram realizar 100% suas Conferências Municipais e o Amapá está entre eles".

Jurema Wermeck, que tem a responsabilidade de coordenar a 14ِِِِª Conferência Nacional de Saúde, defende, entre outras questões, a regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), distribuição adequada dos recursos financeiros e financiamento diferenciado da saúde para a região Norte. "O SUS é de todos. As Conferências Estaduais servem para nortear os estados, Ministério da Saúde e o próprio governo federal nas diretrizes e ações de saúde em todo o país".


Nenhum comentário:

Postar um comentário