quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Municípios levarão mais de 400 propostas à Conferência Estadual de Saúde

Por Alieneu Pinheiro/Sesa

No período de 17 a 20 de outubro acontecerá em Macapá a VI Conferência Estadual de Saúde. O encontro terá como meta debater as propostas elaboradas por segmentos da sociedade que atuam na melhoria da saúde. O evento acontecerá no Teatro das Bacabeiras, a partir das 18h. Nos outros dias (18 a 20) os encontros prosseguirão no Ceta Ecotel, sempre pelo período da manhã e tarde.

Durante três meses, os dezesseis municípios do Estado elaboraram propostas para a melhoria, principalmente, na atenção à saúde. No total, serão apresentados na Conferência Estadual de Saúde 480 projetos que foram divididos nos três eixos temáticos propostos pelo Ministério da Saúde, sendo eles Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

A maioria dos projetos apresentados pelos municípios foram direcionados para este último segmento. Com o tema “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, pretende-se mostrar que o Sistema Único de Saúde é uma importante ferramenta no que diz respeito ao serviço de saúde à população.

“Todos usam o SUS por meio de inúmeras redes de serviços e ações de promoção da saúde, o sistema possui uma ampla gama de programas, serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, efetivadas a partir de uma extensa e complexa rede de serviços e ações que conformam um sistema público, em instâncias (inter) governamentais e âmbitos organizacionais diversos. É importante reiterar que políticas, serviços e ações do SUS estão presentes e são efetivas na vida de todos os brasileiros e de muitos estrangeiros”, explica o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Roberto Bauer.

As propostas apresentadas na VI Conferência Estadual de Saúde serão levadas para a Conferência Nacional, 15 projetos que serão debatidos e, se aprovados, deverão ser executados pelo Ministério da Saúde. Já as proposta não aprovadas passarão a ser executadas pelos municípios do Estado como políticas públicas.

A 14 ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá em Brasília (DF) no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário