sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Oficina qualifica profissionais na atenção materno-infantil

Por Alieneu Pinheiro/Sesa

O Núcleo Setorial de Planejamento (NSP), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerra  amanhã, 07, a oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde direcionada à Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil. A capacitação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e acontece no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A oficina iniciou nesta quinta-feira, 06.

O objetivo é capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a cuidar de forma responsável os usuários do sistema em todo o Estado. Neste momento, a equipe da Sesa irá capacitar facilitadores que ficarão responsáveis em realizar as oficinas municipais. No total, 11 oficinas serão realizadas nos 16 municípios do Estado. A oficina acontete em dois momentos (manhã e à tarde). A abertura ocorre a partir das 8 horas.

A técnica do NSP da Sesa, Carmem Lúcia Soriano, ressaltou que o curso complementa a atuação dos profissionais na redução da mortalidade infantil no Estado. "A meta da Secretaria da Saúde é atualizar o conhecimento de seus profissionais para que a população tenha um serviço de qualidade. Já realizamos algumas qualificações e podemos perceber esse resultado nos serviços oferecido pelo Hospital Maternidade, por exemplo, que reduziu o índice de mortalidade neonatal em torno de 17%” explicou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Edílson Mendes Pereira, esta será a primeira de muitas outras oficinas que serão realizadas pela Sesa. "Além da capacitação na área de atendimento infantil, queremos realizar oficinas ligadas às redes de atenção à saúde, especificamente, para os profissionais da urgência/emergência, redes de atendimentos de média e alta complexidade, vigilância em saúde, entre outras, tudo para garantir a qualificação e desempenho de nossos profissionais", comentou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário