sábado, 1 de outubro de 2011

Cerca de 500 pacientes oncológicos têm atendimento garantido no Amapá

Por Edy Wilson/Sesa

Atualmente, cerca de 500 pacientes oncológicos estão devidamente cadastrados para receber atendimento hospitalar na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), instalada no Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL). Desse total, aproximadamente 160 fazem tratamento de quimioterapia.

Há cerca de dois meses, com o objetivo de assegurar o atendimento aos pacientes da Unacon, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou um contrato emergencial com o Instituto de Oncologia e Mastologia (IOM) que, num prazo de 90 dias, conforme o acordo atende os pacientes quimioterápicos. Os demais serviços oferecidos pelo Estado na área de oncologia continuam sendo ofertados regularmente pela Unacon.

O administrador da Unacon, Solano Lobato, explicou que o contrato temporário  contempla serviços de manipulação de medicamentos para tratamento oncológico e sessões de quimioterapia, que hoje são realizados na sede da IOM. "Desde que o contrato foi assinado já foram realizadas mais de 140 sessões quimioterápicas".

A iniciativa da assinatura do contrato entre a Sesa e o IOM se deu por conta de um problema apresentado na Capela de Fluxo Laminar, equipamento responsável pela manipulação dos medicamentos utilizados para o tratamento de quimioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário