terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estudantes têm acesso a insumo de prevenção através do projeto “Prevenção Mais Perto de Você”


Por Wagner Cubilla/Sesa

Está sendo desenvolvido pela Coordenação Estadual DST/AIDS do Amapá um dispensador de camisinhas, construído a partir da adaptação da própria embalagem (caixa) do preservativo. Os primeiros protótipos foram instalados em setembro, através do projeto "Prevenção Mais Perto de Você", na Escola Estadual Professora Maria Carmelita do Carmo, no Buritizal.

Essa iniciativa visa facilitar o acesso aos insumos de prevenção à população estudantil. Desde 2009, o Ministério da Saúde (MS) investe nesta estratégia através da Nota Técnica Nº 13/2009/GAB/PN-DST/SVS/MS, onde afirma que a promoção ao uso do preservativo masculino é reconhecidamente uma medida de prevenção eficaz para a redução do HIV por via sexual.

Muito embora o preservativo masculino esteja bastante difundido em nossa sociedade, devemos criar alternativas criativas para facilitar ainda mais o acesso a este importantíssimo insumo de prevenção. O dispensador alternativo foi desenvolvido pelos enfermeiros Sávio Sarquis e Vencelau Pantoja, que utilizaram princípios de reaproveitamento do recipiente para criar uma maneira eficaz e prática que pode ser utilizado em escolas públicas, faculdades, Unidades Básicas de Saúde ou qualquer outro espaço público que facilite o acesso das populações prioritárias a medidas preventivas.                                                                                                                                                    

Dados
Em apenas seis dias de implantação na Escola Carmelita, foram disponibilizados 1152 preservativos. Antes, nessa mesma escola, o preservativo era disponibilizado todas as sextas-feiras por alunos multiplicadores pertencentes ao Grupo de Adolescentes Prevenidos (GAP), vinculado a instituição, mas muitos alunos ficavam com vergonha de ir buscar o preservativo. Com os dispensadores, a procura espontânea aumentou, pois não existe mais esta barreira.

Mais locais
Na primeira quinzena de outubro, a Coordenação Estadual de DST/AIDS do Amapá pretende implementar este projeto em algumas Unidades Básicas de Saúde pertencentes aos municípios de Macapá e Santana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário