sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conferência Estadual de Saúde reúne gestores, servidores, usuários e prestadores de serviços

Por Christina Hayne/Sesa

Nesta segunda-feira, 17, no Teatro das Bacabeiras, inicia a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amapá (CES). O evento conta com a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Heuvésio Miranda Magalhães, que estará em Macapá representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
No momento que antecede a cerimônia de abertura da 6ª CES, o governador do Estado, Camilo Capiberibe, estará assinando à adesão do Estado a implantação da Primeira Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil, cujo objetivo é buscar pela redução da mortalidade materno-infantil.
O evento, que é tido como um importante instrumento em busca da melhoria da saúde pública, continua no período de 18 a 20 de outubro, nas dependências do Ceta Ecotel, nos turnos da manhã e tarde. A partir do tema "Todos usam o SUS! SUS! Na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro", pretende-se mostrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é viável  e pode consolidar-se como importante ferramenta ao que se refere aos serviços de saúde humanizado e eficiente, direcionados à população.
Com base no tema central, que apresenta como eixo o "Acesso e acolhimento com qualidade - um desafio para o SUS", a organização da Conferência sugere para discussão os sub eixos que se referem à política de seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; a participação da comunidade e controle social, gestão SUS (financiamento, pacto pela saúde e relação público x privado) e gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Edílson Mendes Pereira, afirmou que este é o momento para a população participar e discutir saúde no Amapá. "Vamos discutir passo a passo, aglutinar às propostas para que sejam aprovadas ao longo destes três dias de trabalho para que sejam encaminhadas à Brasília", declarou o secretário.
Missão
A Conferência Estadual de Saúde acontece a cada quatro anos e tem a missão de levantar debates sobre os problemas relacionados à saúde e sugerir soluções que serão encaminhadas através de propostas aprovadas pelos delegados habilitados a esta função. Em 2011, tais propostas serão enviadas à 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.
O Amapá foi um dos dez estados brasileiros que realizou a conferência municipal em 100% dos municípios e reuniu, ao longo de três meses de trabalho, mais de 500 representantes do segmento da saúde, entre usuários, gestores, servidores e prestadores de serviços, o que permitiu o encaminhamento de mais de 400 propostas para serem debatidas na 6ª Conferência Estadual de Saúde.
Este ano, o circuito das conferências, seja no âmbito municipal, estadual e federal, apresenta como particularidade o fato da coordenação ser de responsabilidade dos conselhos. A 6ª CES do Amapá, por exemplo, está sendo coordenada pelo Conselho Estadual de Saúde, que está sob a presidência do conselheiro Roberto Bauer, porém, a execução está sob a responsabilidade do Comitê Gestor, composto por integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).




Nenhum comentário:

Postar um comentário