quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Caminhada do Idoso levou entusiasmo às ruas de Macapá

Por Edy Wilson Silva/Sesa

Pelo menos 700 pessoas, a maioria idosos, participaram no último sábado, 1º de outubro, da "Caminhada pelo Envelhecimento Digno e Saudável da Pessoa Idosa". O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pela Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS).
A caminhada iniciou às 9h, com saída da Praça Barão do Rio Branco e chegada na Praça do Forte. A programação reuniu grupos de idosos de diversos bairros de Macapá e Santana.
A iniciativa fez parte da Semana Estadual da Pessoa Idosa, que aconteceu no período de 26 de setembro a 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A caminhada contou com trio elétrico, brincadeiras, distribuição de brindes, execução de alongamentos e muita descontração.
A coordenadora estadual da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Sesa, Almerinda Maria Castro Cruz, avaliou positivamente a caminhada. "O momento marcou o início mais presente e decisivo da Secretaria de Estado da Saúde na elaboração, planejamento e execução de políticas públicas em prol da pessoa idosa".
Segundo Almerinda Maria Cruz, a Sesa trabalha no planejamento de ações de saúde que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. "Em 2012, a Sesa, em parceria com outras instituições que trabalham a política do idoso no Estado, vai desenvolver uma série de atividades que contemplem a saúde do idoso".
O professor Juvenil Mendes Pantoja elogiou a iniciativa e a organização da caminhada. Para ele, ações desse tipo fortalecem e geram maior entusiasmo para aquelas pessoas que já atingiram a terceira idade. Juvenil, que é mestre em artes marciais, coordena um grupo de 30 idosos no Centro de Convivência do Bairro Nova Esperança, onde os alunos/idosos recebem instruções sobre postura corporal e exercícios físicos que ajudam na reabilitação motora dessas pessoas.
A "Caminhada pelo Envelhecimento Digno e Saudável da Pessoa Idosa" também recebeu a adesão da Promotoria da Cidadania, Serviço Social do Comércio (Sesc), Fórum Estadual do Idoso, Conselho Estadual do Idoso, Associações dos Idosos e da sociedade civil organizada.
No Amapá, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 34 mil idosos. A capital Macapá contabiliza uma população de aproximadamente 22 mil pessoas idosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário