terça-feira, 18 de outubro de 2011

Secretário do Ministério da Saúde visita o Amapá

Por Edy Wilson Silva/Sesa

O secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, representante do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura da VI Conferência Estadual de Saúde, que acontece nesta segunda-feira, 17, em Macapá, cumpriu uma extensa agenda de visita em hospitais públicos e instituições de saúde do Estado. 

A primeira instituição a receber a visita do representante do Ministério da Saúde (MS), do secretário de Estado da Saúde, Edílson Mendes Pereira e comitiva foi o Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), que deverá receber recurso financeiro do governo federal para desenvolver suas ações no Estado, incluindo a descentralização dos serviços com apoio da Rede de Atenção Primária.

O Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) foi a segunda instituição hospitalar a receber a comitiva. Helvécio Miranda conheceu a Unidade Neonatal do hospital, que recentemente inaugurou 54 leitos, e visitou ainda o Banco de Leite Humano (BLH) e a Clínica de Nefrologia do Amapá.

Em seguida, a comitiva dirigiu-se para o Hospital Estadual de Santana, onde Helvécio Miranda fez visita as obras de ampliação do hospital que, quando concluído, passará de 130 leitos para 240. As obras estão em ritmo acelerado e devem ficar prontas até dezembro deste ano. Em Santana, a visita também aconteceu nas obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, a primeira a ser construída no Estado.

Antes das vistorias, as unidades hospitalares, Helvécio Miranda e o secretário de Saúde do Amapá, Edílson Mendes, reuniram-se com os secretários municipais de saúde dos 16 municípios para tratarem de questões referentes à melhoria dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das pautas da reunião foi a proposta de aprovação, junto ao MS, de liberação de recursos diferenciado para os estados da região Amazônica. No final, Helvécio incentivou os municípios a apresentarem projetos com maior brevidade possível, a fim de que possam garantir ainda para o início de 2012 recursos para investimentos em urgência e emergência, pré-natal, teste rápido de sífilis, entre outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário