quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hemoap participa da 48ª Expofeira Agropecuária do Amapá

Por Cristiane Mareco/Secom

O Instituto de Hemoterapia e Hematologia do Amapá (Hemoap) estará presente todas as noites na 48ª Expofeira Agropecuária do Amapá. A finalidade é sensibilizar a população sobre a doação de sangue e a realização do Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O Hemoap estará atendendo os visitantes da Expofeira em sua unidade móvel. Durante a participação, os técnicos do Instituto de Hemoterapia e Hematologia do Amapá irão esclarecer dúvidas sobre a doação e cadastro no Redome. Hoje, no Amapá, o Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea conta com aproximadamente 16 mil doadores voluntários.

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por tutano. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado.

Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Como é feita a doação
Será retirada da veia do doador uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante.

O tipo de HLA do futuro doador será incluído no cadastro. Todas as dúvidas serão esclarecidas, principalmente com relação a doação de medula óssea. Um doador deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o Redome, através do número (21) 3970-4100 ou pelo e-mail redome@inca.gov.br.

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Os dados do futuro doador serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Caso haja compatibilidade com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário