quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Trânsito da capital é um desafio para o Samu Amapá


Por Alieneu Pinheiro 

Destreza, agilidade e atenção. Esses são os requisitos essenciais para o condutor que atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu). No momento de uma ocorrência este profissional tem sob sua responsabilidade uma equipe de médicos e enfermeiros, isso numa Unidade de Serviço Avançado (USA), que irão salvar vidas.

Em agosto deste ano, o Samu Metropolitano do Estado realizou um curso de direção ofensiva e defensiva para seus condutores. O curso foi ministrado pela Polícia Rodoviária Federal e simulou várias situações onde os participantes puderam mostrar se sabem ou não dominar as técnicas de condução.

O coordenador do Samu Amapá, Waldomauro Melo, explica que no momento de uma ocorrência o papel do condutor é essencial para que o socorro à vítima seja 100% eficaz. "Dirigir ou pilotar defensivamente é evitar acidentes ou diminuir as consequências de um acidente inevitável, apesar dos erros, das condições adversas e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres", comenta.

Para Waldomauro, o condutor defensivo altera conscientemente o encadeamento dos fatores que resultariam em um acidente. "Ele sabe que basta interferir, de forma positiva, em um ou mais destes fatores para que o acidente não aconteça", completa.

Minutos que valem uma vida
Um dos grandes desafios para os condutores das ambulâncias do Samu é o trânsito nas ruas de Macapá. A coisa piora em horário de pico, é quando o fluxo de veículos aumenta nas ruas da capital.

O chefe de Transporte do Samu, Agenilto da Silva Pereira, diz que nas ruas o grande entrave no momento da ocorrência é a falta de respeito de muitos motoristas. "É comum, quando vamos atender a uma ocorrência, os motoristas não abrirem passagem para a ambulância. É nesta hora que os nossos condutores têm de por em prática o que eles aprendem nos cursos de direção ofensiva e defensiva", explica.

Além do trânsito, os condutores do Samu se deparam com a imprudência de motoqueiros que realizam ultrapassagens arriscadas no momento que a ambulância está atendendo a uma ocorrência, bem como a falta de conservação das ruas da cidade.

Um momento de comemoração
No próximo domingo, 11, o Samu Metropolitano comemora 6 anos no Estado. Em homenagem à data, a coordenação irá promover um café da manhã para toda a equipe. "Devemos comemora esse dia, pois todos os que fazem parte da família Samu devem ser lembrados pela dedicação  que eles têm com a população",  comemora Waldomauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário