quarta-feira, 14 de setembro de 2011

HCA adere atividades lúdicas e a solidariedade dos servidores à rotina de trabalho


Por Christina Hayne/Sesa
Além do talento e da paixão pela profissão, o servidor da Saúde precisa ter um diferencial, o "ser solidário". São vidas que precisam da disponibilidade e da atenção destes profissionais para terem êxito em seus tratamentos e, consequentemente, suas vidas melhoradas.

Por essa razão, desde janeiro de 2011, os profissionais do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) aderiram as atividades lúdicas, que promovem a humanização à rotina de trabalho em prol do processo de reabilitação, da recuperação da autoestima dos pacientes e da redução da mortalidade infantil, que é uma das políticas públicas do governo do Amapá.

Segundo o governador Camilo Capiberibe, entre as principais metas desta gestão está a redução da mortalidade infantil e neonatal no Estado. As atividades lúdicas do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), os Anjos da Enfermagem e o Projeto Sorriso Criança são ferramentas que consolidam essa proposta de humanização junto aos pacientes do HCA/PAI.

Direcionadas às crianças e adolescentes internados, acompanhantes e profissionais, as atividades do GTH contribuem com o desenvolvimento de estratégias para o acolhimento e a prática do trabalho humanizado preconizado pela política nacional de saúde. O trabalho ajuda na recuperação de adolescentes  e  crianças, usuários do HCA, cuja faixa etária varia de 29 dias a 18 anos e do Pronto Atendimento Infantil, que atende pequenos pacientes de 29 dias a 12 anos.

O GTH, formado por terapeutas e técnicos de enfermagem, possui um cronograma de atividades mensal e em adequação ao calendário de datas comemorativas, promove oficinas de diferentes talentos manuais para mães, pilates para servidores, organiza momentos ecumênicos, que conta com a celebração de missas e batismos, organiza oficinas de pintura, entre outras atividades coletivas.

No mês de fevereiro, por exemplo, o curso de habilidades manuais, promovido para acompanhantes, ensinou a confeccionar máscaras que serviram para ornamentar o Hospital, no período do Carnaval deste ano. No mês de março foram realizadas oficinas terapêuticas de pintura com as crianças internadas juntamente com as mães; no mês de abril, as oficinas terapêuticas referenciaram o período da Páscoa.

Entre os pontos fortes do Grupo de Trabalho voltado para o processo de Humanização merece destaque a construção coletiva das ações mensais; a realização de palestras; a relação de respeito entre pacientes, acompanhantes e profissionais; a relação interpessoal entre os servidores da Saúde e as campanhas executadas que contribuem com as famílias, a exemplo da I Gincana Solidária.

O GTH/HCA, em parceria com os Conselhos Regional e Federal de Enfermagem, respectivamente, Coren e Cofem, incluíram à rotina diária o trabalho realizado pelos "Anjos da Enfermagem" desde janeiro do corrente ano. O projeto desenvolve atividades lúdicas: apresenta peças teatrais; realiza campanhas de arrecadação de brinquedos, alimentos, fraldas em ajuda às famílias das crianças e adolescentes internados.

Segundo a diretora do HCA, Olinda Consuelo Lima, o tratamento fica mais leve, com a ajuda de pessoas solidárias e o corpo reage melhor ao tratamento necessário. "As crianças ficam mais alegres, se distraem e ocupam o tempo. Na verdade, esses momentos lúdicos ajudam a reduzir o sofrimento", declarou a diretora.
Outro projeto que ajuda no tratamento das crianças e adolescentes internados é o "Sorriso Criança". Este consiste em uma vez por mês, geralmente na última sexta-feira, disponibilizar aos pacientes o tratamento dentário (restauração e cárie), limpeza bucal e aplicação de flúor.

Os servidores da saúde têm a responsabilidade de tratar pacientes dispostos nas 25 enfermarias do HCA e 3 enfermarias do PAI, que disponibilizam juntos 96 leitos e que geralmente possui uma ocupação de 98% de sua capacidade total. Em breve, com o início das obras inclusas no Plano Diretor do Hospital, o número de leitos aumentará para 175 e a responsabilidade e o comprometimento também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário