sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Amapá participa de Oficina para Fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria


Por Wagner Cubilla

Foi realizado entre os dias 14 e 16 de setembro, a 1ª Oficina de Fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria do Amapá (SNA) e contou com a participação de representantes do SNA no âmbito federal e estadual, bem como, de representantes dos municípios que recebem repasse do PARTICIPASUS. Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram do encontro.
Segundo a Coordenadora de Auditoria da SESA, Rosângela de Jesus Silva, a oficina teve como objetivo o fortalecimento do SNA no Estado, estimulando o diálogo entre auditoria, conselhos de saúde e a gestão do SUS, a implantação do SNA em municípios contemplados com recursos da ParticipaSUS, a habilitação de técnicos para uso do SISAUD/SUS - Sistema de Auditoria do SUS, além de estabelecer uma agenda de compromissos e a otimização da força de trabalho advinda das auditorias.
“A auditoria possibilita avaliar a qualidade dos processos, sistemas e serviços, e a necessidade de melhoria ou de ação preventiva, corretiva e saneadora. Com essa Oficina, poderemos proporcionar aos nossos gestores informações necessárias ao exercício de um controle efetivo, e contribuir para o planejamento e aperfeiçoamento das ações da saúde” disse Rosângela.
Para a secretária municipal de saúde do município de Serra do Navio, Ivone Santos, a Oficina é um instrumento de apoio irrestrito à gestão financeira e administrativa. “Com essa oficina garantimos a organização do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a política pública de saúde em nosso município e Estado” falou a secretária.
Durante o encontro os presentes participaram de discussões, pactuações, trocas de experiências, além de um treinamento dedicado aos auditores que atuam diretamente no Sistema Informatizado de Auditoria, o SISAUD/SUS.
A Coordenadora de Auditoria da SESA espera que ao final da oficina o SNA seja implantado nos municípios participantes e que, o encontro resulte em uma carta-compromisso que constará a agenda de implantação do Serviço de Auditoria, a agenda de ações de cooperação técnica, a definição de equipes e espaço físico, a utilização do Sistema Informatizado, agenda de auditoria integrada com o SEAUD e a SESA, além da criação de um Grupo de Trabalho do SNA no Estado.
A oficina é uma iniciativa do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) do Ministério da Saúde (MS), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, e acontece desde junho em outros estados do País. A previsão é que a oficina seja realizada em pelo menos 13 estados da Federação, envolvendo dezenas de municípios em diversas regiões do país até dezembro deste ano.
SNA
O Sistema Nacional de Auditoria é um mecanismo de controle técnico e financeiro que tem como objetivo regular as ações e os serviços de saúde em todo o País, sob competência do SUS - Sistema Único de Saúde, e em cooperação com os estados, Distrito Federal e municípios. Trata-se de uma ferramenta responsável pelo fornecimento de subsídios para melhorar o processo de gestão em saúde e a responsabilização dos gestores nos seus atos administrativos.
O Sistema se reveste das atividades de auditoria a qual procura resguardar aos usuários e à União, estados e municípios a qualidade dos serviços profissionais e institucionais prestados pelo SUS, visando à preservação do uso adequado do dinheiro público.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário