quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Amapá sedia X Encontro Macronorte de coordenadores de DST/Aids e Hepatites Virais



Por Edy Wilson Silva

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por intermédio da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, no Amapá, realiza no período de
26 à 29 de outubro deste ano, o X Encontro Macronorte do Brasil. Participam do evento coordenadores estaduais e municipais de DST/Aids e Hepatites Virais da região norte, além de outros profissionais de saúde que também atuam na política de prevenção e controle das doenças.

A realização do encontro no Amapá tem a parceria da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+AP), que há cinco anos vem desenvolvendo ações em prol de pessoas portadoras ou vulneráveis as DST/Aids e Hepatites Virais. O local do encontro ainda não foi definido pela coordenação do evento.     

O coordenador da RNP+AP, Fábio Araújo, ressaltou que durante o evento serão debatidos temas acerca das doenças sexualmente transmissíveis e Hepatites Virais nos Estados que integram a região norte. Haverá ainda troca de experiências entre os coordenadores no âmbito estadual e municipal. Os participantes discutirão ainda, sobre avanços e melhorias em geral, previstas para serem implementadas na área de assistência à saúde das pessoas acometidas por essas doenças nesses Estados.

Outro ponto a ser discutido no encontro será o fortalecimento das ações conjuntas das coordenadorias estaduais e municipais com as instituições não governamentais que desenvolvem ações de prevenção e controle dessas infecções.

Fábio Araújo destacou que há cinco anos, a RNP+AP, desenvolve trabalho de prevenção e controle dessas doenças, que inclui campanhas, distribuição de panfletos, entre outras ações. Para ele, o encontro tem papel decisivo junto a gestão estadual. “Neste encontro que são definidas e planejadas as novas ações a serem executadas pelas coordenações estaduais e municipais com o apoio dos movimentos sociais”, reforçou.

No Amapá, a RNP+AP, desenvolve ações em parceria com a Pastoral da AIDS, pertencente a igreja católica. O trabalho recebe apoio direto da  Coordenação Estadual de DST/AIDS, na área de prevenção com distribuição de preservativos e panfletos, reuniões de auto-ajuda com as pessoas que vivem com HIV/Aids, distribuição de alimentos e apoio jurídico. Hoje mais de  40 pessoas recebem assistência da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, no Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário