quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Relatório aponta que TFDs para cirurgia torácica foram zerados no Amapá

Por  Araciara Macedo/Sesa

Depois de apontar que de janeiro a julho de 2011 o Programa de Tratamento Fora do Domicílio (PTFD) no Amapá já beneficiou mais de 900 pessoas com passagens aéreas e auxílio financeiro, a gerência do TFD agora assinala que pacientes listados para o procedimento de cirurgia torácica podem fazer o tratamento no Amapá.

O relatório, enviado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pela equipe médica que presta atendimento na área, demonstra que os TFDs para a área de cirurgia torácica foram zerados.

Segundo o relatório, assinado pelos médicos Roger Normando e Ajalce Janahú, integrantes da equipe que assumiu os atendimentos de doenças torácicas (cânceres, doenças inflamatórias e supurativas, traumatismos e sequelas da tuberculose), quando iniciaram o atendimento, em julho de 2010, encontraram uma situação muito complicada. Eles relatam que havia pacientes que aguardavam pelos procedimentos médicos há três anos. Hoje, a situação está normalizada.

A equipe atende em média 45 pacientes por mês. Os procedimentos vão desde atendimento de alta complexidade, como cirurgias, até o ambulatorial com exames e consultas.
"Se fizermos uma avaliação de como encontramos este serviço para o que está eu diria que melhorou muito", ressaltou o médico Roger Normando.

O médico fala também que vislumbra a possibilidade de implantar a cirurgia por vídeo, o que facilitaria o serviço que realizam aqui. "A cirurgia por vídeo permite que os procedimentos sejam menos invasivos, demandem menos tempo e que o paciente corra menos risco de infecção", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário