quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conferência Estadual de Saúde acontece em outubro

Por Edy Wilson Silva/Sesa

Confirmado para o período de 17 a 21 de outubro a realização da 6ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Macapá. A abertura do evento será no Teatro das Bacabeiras, a partir das 19h. O tema deste ano será "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro".
Já no período de 18 a 21 do mesmo mês, haverá palestras, trabalhos em grupos, discussões acerca dos assuntos relacionados à saúde e a escolha dos delegados estaduais que vão participar 14ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para o mês de novembro, em Brasília.

Para o coordenador geral da Conferência Estadual de Saúde no Amapá, Claudio Augusto Cassiano, a conferência é o momento que o usuário tem a oportunidade de contribuir na elaboração de propostas e de políticas públicas de saúde, tanto em nível municipal quanto estadual. "A Conferência Estadual serve como base para discutirmos a saúde pública em nível nacional", disse.

No Amapá, a conferência vai eleger 40 delegados estaduais, que defenderão as propostas do Estado durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde. São 20 delegados representantes do segmento usuário, 10 profissionais de saúde e 10 gestores e prestadores de serviço.

Conforme Claudio Augusto, entre as propostas defendidas e debatidas durante a Conferência Estadual está a melhoria do atendimento e do acolhimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá.
A Conferência Estadual deverá reunir cerca de 800 pessoas, entre delegados municipais eleitos nos 16 municípios, além de convidados e observadores. O coordenador geral do evento ressaltou que a Conferência Estadual deverá contar com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de representantes do Conselho Nacional de Saúde e da Conferência Nacional de Saúde.

Para o secretário de Estado da Saúde do Amapá, Edílson Mendes Pereira, a conferência representa um momento democrático, que permite a participação de diversos atores sociais no processo de avaliação e deliberação, acerca das diretrizes das políticas públicas para a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários do SUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário