quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Diretrizes e prioridades para políticas públicas de saúde são debatidas em Macapá


Por Wagner Cubilla/Sesa

Teve início nesta quinta-feira, 8, a V Conferência Municipal de Saúde de Macapá, com o tema "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro".

A V Conferência Municipal tem como objetivo definir diretrizes e prioridades para as políticas públicas de saúde, com base nas garantias constitucionais de seguridade social, no marco do conceito ampliado e associado aos direitos humanos, além de fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da conferência.

O evento de abertura contou com a participação de gestores municipais de saúde, servidores da área e a comunidade em geral que, a partir desta sexta-feira, 9, discutirão diretrizes a serem implantadas no sistema de saúde do município.

Na solenidade de abertura, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Roberto Bauer, falou da importância das conferências municipais. "Com a realização da V Conferência de Macapá, finalizamos os dezesseis municípios do Estado. Essa na capital é de suma importância, pois é aqui que os maiores problemas são registrados. É importante a participação de todos para daqui tirarmos propostas para avançarmos na implementação do SUS no município", disse Bauer.

O secretário de Estado da Saúde, Edílson Pereira, enfatizou que a participação popular nestas conferências realizadas está sendo o maior ponto positivo. "É importante que os usuários do SUS participem ativamente das conferências. O usuário é quem sabe melhor do que ninguém quais são as prioridades no ajustamento das políticas públicas de saúde", comentou Edílson.

Programação
Na programação desta sexta-feira, 9, ocorrerão os debates acerca dos temas específicos a serem tratados na conferência e a escolha de delegados para a IV Conferência Estadual de Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário