terça-feira, 20 de setembro de 2011

Maternidade Mãe Luzia comemora 58 anos

Por Alieneu Pinheiro/SESA

Em 13 de setembro de 1953, o então Território Federal do Amapá ganhava um espaço para que as amapaenses pudessem conceber a dádiva do nascimento. Surgia neste ano, o Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia.

Para comemorar o aniversário da instituição, a direção irá oferecer, na manhã desta quinta-feira, 22, um café da manhã com os colaboradores que compõem a família da maternidade. Além disso, será realizado um culto em ação de graça, com a presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A cerimônia acontecerá no estacionamento da instituição, a partir das 9h.

Um pouco da história
Hoje, com 58 anos, a Maternidade Mãe Luzia se tornou parte da história de muitos amapaenses. Em 1943 à assistência médica dos moradores na cidade de Macapá era realizada pelo médico Carlos Pereira Neto, que periodicamente visitava a região.

Na época, o atendimento fazia parte das ações de Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp). No entanto, o atendimento médico não conseguiu acompanhar o rápido crescimento da população. A opção encontrada pelo governo, na ocasião, foi a contratação de parteiras. As mulheres, com dedicação, faziam partos, benziam, massageavam e, enfim, realizavam todos os serviços e acompanhamento antes do parto.

Dentre essas mulheres, destacou-se à parteira e benzedeira Francisca Luzia da Silva, que ficou conhecida como Mãe Luzia. Devido o seu conhecimento, o então prefeito coronel Coriolano Jucá contratou os serviços de Mãe Luzia para realizar os partos na cidade. Pelo trabalho, ela recebia uma quantia por cada atendimento.

Após dez anos de Território, para assegurar a assistência ao parto e ao recém-nascido, a população contava com uma enfermaria de obstetrícia dentro do Hospital Geral, hoje, Hospital de Especialidade.

Sendo assim, viu-se a necessidade de se criar um espaço para atender as mães parturientes, e em 1953 é construída a Maternidade de Macapá, passando a se chamar em 1998 de "Hospital Maternidade Mãe Luzia". Atualmente, a Maternidade é a maior do Estado, referência no atendimento a urgência e emergência a gestante de alto risco.

Do passado para o presente
Na atual administração do Hospital Maternidade Mãe Luzia (HMML) foram inaugurados 29 leitos para melhor atender as mães que procuram atendimento no hospital. Com a entrega dos leitos, a maternidade totaliza 54 leitos no berçário. Antes, o HMML possui cerca de 80 leitos distribuídos entre alto risco, UTI adulto, pós-operatório, cantinho da mamãe, pré-parto, entre outros.

Hoje, somam-se 180 leitos. Além desses, a maternidade adquiriu outras melhorias como poltrona no berçário, serviços hidráulicos, instalação elétrica, cadeira e abajur para ultrasson, beliches para o cantinho da mamãe, viabilidade de medicamentos que estavam em falta, novos equipamentos, entre outro investimento.

Para a diretora da maternidade, Iranir Andrade, fazer parte da história do Hospital Mãe Luzia é uma honra incomparável. "Fico emocionada quando ouço pelos corredores do hospital os choros dos bebês. É neste momento que o trabalho de toda nossa equipe é recompensado", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário