quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ação quer aumentar número de candidatos à doação de medula óssea

Por Cristiane Mareco/Secom

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), em parceria com o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac), realiza nesta sexta, 23, ação social nas escolas Maria de Nazaré e Raimunda Virgulino, localizadas no bairro Vila das Oliveiras.

O objetivo da ação é aumentar o número de candidatos cadastrados no programa Redome, contribuindo na diminuição do tempo de espera para um transplante de medula óssea, em pacientes que têm leucemias, aplasia medular, lifomas, anemias falciforme, hemofilia, entre outras doenças. 

A ação de cadastramento acontecerá das 8h às 16h, tendo como público-alvo os alunos e funcionários das escolas participantes. O evento tem como tema 'Instituições Governamentais e Privadas Lançam Projetos de Doação de Medula'.

Segundo o diretor do Hemoap, Ivam Daniel, a meta do Redome é cadastrar 200 novos candidatos. "A parceria da população no cadastro do Redome é muito importante, somente através desse gesto é possível diminuir o número de pacientes à espera de um transplante de medula óssea", diz Daniel.

No Estado do Amapá, o Redome funciona desde setembro de 2009. Durante esse período já cadastrou cerca de 15.000 pessoas no Programa. Esse número corresponde a aproximadamente 15% do total de cadastrados na região Norte. O Registro Brasileiro de Candidatos à Doação de Medula Óssea tem o objetivo de reunir informações (nome, endereço, resultado de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário