segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Unacom faz em média 40 atendimentos por dia

Por Edy Wilson/Sesa

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) trabalha com um fluxo médio de 40 pacientes por dia. São mais de 800 consultas por mês. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Hoje, existe cerca de 700 pacientes oncológicos cadastrados na Unacom, a maioria está com a doença controlada e faz apenas acompanhamento médico. Os demais são pacientes de quimioterapia e hormonioterapia.
O administrador da Unidade, Solano Pereira Lobato, ressaltou que todos os pacientes cadastrados no serviço têm acesso a consultas ambulatorial, exames médicos, pronto atendimento 24 horas e acompanhamento de psicólogos, nutricionistas e serviço social.
A Unacom, que funciona dentro do Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima, dispõe de aproximadamente 50 profissionais a disposição dos pacientes oncológicos, incluindo dez médicos com especialidade em oncologia e um  ondotólogo também especialista em cânceres, além de técnicos em enfermagem, enfermeiros, agentes de saúde, agentes administrativos e prestadores de serviços.
Solano Pereira citou que os pacientes submetidos a tratamento de quimioterapia estão sendo atendidos temporariamente pelo Instituto de Oncologia e Mastologia do Amapá (IOM), que há três meses assinou contrato com a Sesa para a manutenção deste serviço. Em média, 150 pacientes quimioterápicos são atendidos pelo IOM, que funciona de segunda a sexta-feira.
Os casos mais comuns de cânceres detectados em pacientes no Amapá são o câncer de mama e do colo de útero, em mulheres, e nos homens o câncer gástrico e o de próstata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário