terça-feira, 29 de novembro de 2011

40 delegados representam o Amapá na 14ª Conferência Nacional de Saúde

Por Wagner Cubilla/Sesa
 
Delegados e delegadas eleitos em mais de três mil conferências municipais feitas durante o ano em todos os estados se reúnem na próxima quarta-feira, 30, em Brasília, para definirem as políticas públicas de saúde para os próximos quatro anos.

O Amapá foi um dos dez estados a realizar em todos seus municípios suas conferências municipais e para a VI Conferência Estadual de Saúde, será representado por 40 delegados, que irão defender as políticas públicas voltadas para a questão saúde da capital e cidades do interior.

Responsabilidade
Para presidente do Conselho Estadual de Saúde, Roberto Bauer, a responsabilidade dos delegados e delegadas é muito grande.

"Eles terão uma tarefa muito árdua nesta Conferência Nacional de Saúde (CNS). Sabemos que as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul formarão um bloco de apoio mútuo para que as políticas públicas sejam direcionadas àquelas regiões. Temos que nos unir com a região Nordeste para garantirmos uma maior parcela destas políticas", disse Bauer.

Preparação
Bauer informou ainda que os delegados amapaenses estão preparados para a 14ª CNS.
"Preocupados na preparação de nossos delegados realizamos na tarde desta segunda-feira, 28, uma reunião com os delegados que irão a Brasília para informar como será realizada a Conferência e debater sobre as propostas que estarão sendo defendidas pelos delegados amapaenses", finalizou o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá.

Serviço
As conferências começaram nos municípios em abril e, a partir de agosto, seguiram para os estados. Os conselhos e as secretarias estaduais e municipais de Saúde se reuniram e discutiram assuntos relevantes sobre o tema, que ao final culminaram na Conferência Nacional de Saúde, maior evento do Brasil realizado a cada quatro anos e voltado para o debate de políticas públicas, conforme determina a Lei n.º 8142, de 28 de dezembro de 1990.


Nenhum comentário:

Postar um comentário