quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes recebe ações variadas em Macapá

Wagner Cubilla/Sesa
 
Nesta segunda-feira,14, o mundo inteiro se volta para um dos grandes causadores da morbidade em todo o planeta, pois é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Há mais de uma semana várias ações em todo o país e pelo mundo vêm sendo realizadas. Diversas atividades e campanhas ocorreram em todo o Brasil em prol deste dia. Este ano foram escolhidos dois temas, por votação popular: "O diabetes não discrimina" e "Uma pessoa morre a cada 8 segundos".

No Amapá, a Coordenação Estadual de Hipertensão e Diabetes realizou nesta segunda-feira uma vasta programação dividida em vários pontos da cidade com triagem com aplicação de questionários, verificação de PA, mensuração da glicemia, mensuração da circunferência abdominal e mensuração do índice de massa corporal, além da distribuição de folders informativos para o controle de diabetes.

Dados
O Ministério da Saúde (MS) estima um total de mais de 15 mil pessoas acometidas pelo diabetes no Amapá. Desse total, cerca de 5 mil pacientes estão atualmente cadastrados no Sistema de Informação da Atenção Básica.

O que é o diabetes
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Tipos
Tipo 1: Causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5% a 10% dos pacientes com diabetes.

Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

Sinais e Sintomas do diabetes
Os sintomas, quando aparecem ao mesmo tempo, podem indicar surgimento de diabetes, nesse caso não deixe de consultar seu médico para fazer os exames adequados:
• Sede excessiva
• Urinar com frequência
• Aumento da fome
• Perda de peso
• Cansaço excessivo
• Falta de concentração e interesse em atividades de rotina
• Vômitos e dores de estômago
• Sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés
• Visão embaçada
• Infecções frequentes
• Feridas que custam a cicatrizar

Você sabia?
Que o mau controle da doença pode gerar dificuldades no ambiente de trabalho? Problemas no controle do diabetes causam perda de até 15 horas de trabalho por mês. Uma em cada cinco pessoas com diabetes perde até 15 horas de trabalho por mês devido à queda no nível de açúcar no sangue, chamada de hipoglicemia. É o que afirma uma pesquisa feita nos EUA, no Reino Unido, na Alemanha e na França.

Hipoglicemia
A hipoglicemia é causada por alguns tipos de tratamento que podem diminuir a taxa de açúcar além do necessário. Seus sintomas são suor, tremedeira, náuseas, dor de cabeça e confusão mental. Os episódios hipoglicêmicos podem acontecer à noite e uma em cada cinco pessoas relatou ter chegado atrasado ou perdido um dia inteiro de trabalho por causa de uma hipoglicemia noturna.

A manutenção do bom controle glicêmico, com o tratamento bem ajustado, minimiza os episódios de hipoglicemia, além de diminuir os picos de altas concentrações de glicose no sangue que podem levar ao aparecimento de doenças relacionadas.

Para aprender mais sobre a doença
Durante esta semana a Secretaria de Estado da Saúde publicará várias matérias sobre o tema para alertar as pessoas sobre o perigo desta doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário