terça-feira, 29 de novembro de 2011

Secretaria de Saúde aumenta oferta de testes rápidos de HIV


Por Edy Wilson Silva/Sesa
 
A partir desta semana a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) intensifica a oferta do teste rápido de HIV. A meta é oferecer mais de 600 testes a pessoas interessadas em obter o diagnóstico da doença. O resultado é entregue em até 30 minutos. Paralelo a este serviço, a Sesa estará arrecadando alimentos não perecíveis para serem doados a pacientes de HIV e Aids que hoje são assistidos pelo Estado.

O atendimento do teste rápido de HIV ocorre no prédio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado na rua Jovino Dinoá, 2004, atrás do Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia. O teste pode ser feito ainda no prédio do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), no bairro Santa Rita.

A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro. Neste data haverá distribuição de preservativos e a intensificação de campanhas educativas e de conscientização no enfrentamento à doença, realização do teste rápido de HIV, além da divulgação dos serviços disponibilizados pelo SAE/CTA.

O enfermeiro do SAE/CTA, Reinaldo Portilho, reforçou que quanto a arrecadação de alimentos não perecíveis, a proposta é envolver escolas da rede pública estadual, municipal e particular e a própria sociedade.

"Qualquer pessoa poderá fazer sua doação de alimentos não perecíveis. Existem diversos postos autorizados para recolher estes alimentos".

Reinaldo Portilho destacou que nesta segunda-feira, 28, o SAE/CTA realizou cerca de 50 testes rápidos de HIV.

"A nossa média em dia normal de atendimento era de 20 testes rápidos. A campanha de conscientização do teste rápido de HIV é fundamental para a prevenção da saúde das pessoas e para a  ampliação dos nossos serviços".

A realização do teste rápido de HIV acontece nos turnos da manhã e da tarde. "A intenção é envolver o maior número possível de escolas públicas e particulares e principalmente pessoas da comunidade, que tenham interesse em saber mais detalhes dos riscos que o HIV e a Aids representa" finalizou.

Os postos de arrecadação dos alimentos são os seguintes:
- Prédio do SAE/CTA
- Prédio do Senac/Saúde
- Prédio do Sesc/Saúde
- Prédio da Escola Florence
- Prédio do DST/Aids de Macapá
- Prédio do CRDT
- Prédio da Sesa (Assessoria de Comunicação).


Nenhum comentário:

Postar um comentário