quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Funções Essenciais em Saúde Pública passam por avaliação em Ferreira Gomes

Por Alieneu Pinheiro/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por intermédio do Núcleo Setorial de Planejamento (NSP), realiza no período de 16 a 18 deste mês a Oficina de Avaliação das Funções Essenciais em Saúde Pública. O encontro acontecerá no município de Ferreira Gomes, no Centro Cultural, e acontecerá em dois momentos, manhã e tarde, com inicio às 8h.

O projeto Funções Essenciais de Saúde Pública (Fesp/SUS) tem como objetivo o fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) com base em 11 Funções Essenciais de Saúde Pública. Seu instrumento e sua metodologia foram adaptados e desenvolvidos visando o fortalecimento das Fesp/SUS nas Secretarias de Estado da Saúde do Brasil, com base na autoavaliação.

No processo de adaptação e tradução para a realidade institucional brasileira, foram incorporados conceitos fundamentais na construção do SUS que visam à universalidade, integralidade, equidade, democratização e descentralização.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Edílson Mendes Pereira, as oficinas terão três dias de duração e serão baseadas em técnica de busca de consenso e ampla participação.
"Esperamos contar com vários profissionais das áreas dirigentes e técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e instituições de ensino e pesquisa. Os resultados obtidos assinalam a situação dessas funções na gestão estadual e evidenciam as potencialidades e a fragilidades na gestão que serão usadas como proposta no Plano Estadual de Saúde", finaliza o secretário.

Edílson enfatiza ainda que o evento será fundamental na importância de fortalecer as funções essenciais que competem ao Estado na perspectiva de melhora a prática de saúde pública e construir instrumentos capazes de avaliar a atual situação, identificando áreas críticas que precisam ser fortalecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário