quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Direção do Hospital da Criança implanta Programa Saúde do Trabalhador


Araciara Macêdo/Sesa

Implantado no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) em setembro de 2011, o programa Saúde do Trabalhador está se consolidando e comemora bons resultados. Em levantamento realizado pela direção do HCA constatou-se que a procura dos técnicos por atendimento médico tem superado as expectativas.

Segundo a diretora do HCA, Olinda Consuelo, a implantação do programa segue as diretrizes da Portaria nº 1.125 do Ministério da Saúde (MS), que trata da política nacional da saúde do trabalhador, uma política voltada para o estudo e intervenção nas relações entre o trabalho e a saúde, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes no ambiente e nas condições de trabalho.

No Amapá, o HCA é pioneiro na implantação do serviço. "O Hospital da Criança conta com uma equipe de 630 funcionários. São pessoas que tratam da saúde das nossas crianças e que precisam estar bem física e mentalmente", diz Olinda Consuelo.

O programa oferece aos trabalhadores um fluxograma de atendimento que inicia com a marcação de consulta, passa por consulta de enfermagem, consulta médica e agendamento de exames laboratoriais. "O objetivo do nosso atendimento é a promoção e proteção da saúde do trabalhador", ressalta a diretora.

Conheça o programa
Em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

Suas diretrizes, descritas na Portaria nº 1.125 de 6 de julho de 2005, compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.

A Renast, regulamentada pela Portaria nº 2.728/GM de 11 de novembro de 2009, é uma das estratégias para a garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores. Ela é composta por Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) - ao todo, até novembro de 2009, 178 unidades espalhadas por todo o país - e por uma rede de 1.000 serviços sentinela de média e alta complexidade capaz de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/NET).


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