quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Teste Rápido de HIV tem resultado em até 30 minutos

Por Edy Wilson Silva/Sesa

Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já realizou cerca de 3 mil testes rápidos de HIV no Amapá. Desse total, foram confirmados 168 novos casos de HIV e Aids. No Estado, o teste acontece desde 2007 e o resultado é liberado em até 30 minutos. Atualmente, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) atende aproximadamente 1.160 mil  pacientes vítimas de HIV e Aids no Amapá, que recebem acompanhamento integral da Sesa.

Os números referem-se aos pacientes que hoje recebem acompanhamento multidisciplinar do SAE e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O  enfermeiro Reinaldo Portilho revelou que a estatística divulgada recentemente aponta que do total de testes realizados este ano, 5,68% atestaram como positivo.

De janeiro a novembro deste ano, o SAE/CTA realizou o teste rápido de HIV em 437 gestantes, confirmando um total de onze casos positivos. Das 21 crianças, duas tiveram o diagnóstico positivo. Entre as demais, 2,5 mil pessoas que realizam o teste um total de 145 novos casos foram identificados. Os índices do SAE/CTA revelam que de 2008 a 2011 ocorreram 69 óbitos por Aids.

Segundo o enfermeiro Reinaldo Portilho, os pacientes de HIV e Aids devidamente cadastrados no SAE/CTA, recebem assistência com acompanhamento de médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, infectologistas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e serviço de laboratório.

Além do atendimento humanizado, os pacientes têm acesso a medicamentos incluindo o coquetel anti-Aids, preservativos (feminino e masculino), exames CD4, responsável pela avaliação do nível de imunidade do organismo e o exame carga viral, responsável pela avaliação da quantidade de vírus em circulação no organismo.

Em casos de mães portadoras de HIV e Aids, a Sesa fornece o leite destinado aos bebês recém-nascidos filhos dessas pacientes. Hoje, pelo menos 53 crianças dependem desse complemento alimentar no Estado.

Atualmente, o SAE/CTA oferece o teste rápido de HIV e o resultado sai em até 30 minutos. "Qualquer pessoa interessada pode nos procurar que será bem atendida por nossa equipe e o resultado do exame sempre será mantido em absoluto sigilo", completou o enfermeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário