segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sesa realiza gincana solidária para ajudar pacientes com HIV e Aids


Edy Wilson Silva/Sesa

Diversas escolas das redes pública estadual e municipal e particular participarão da Gincana Solidária, idealizada pelo Serviço de  Atendimento Especializado (SAE) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

As inscrições podem ser feitas pela manhã e tarde em dois locais diferentes, no prédio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), situado à avenida Almirante Barroso, bairro Santa Rita e no prédio do SAE/CTA, localizado à rua Jovino Dinoá, atrás do Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia, no Centro.

"A intenção é envolver o maior número possível de escolas para que possamos arrecadar um quantitativo suficiente de alimentos não perecíveis que serão doados aos pacientes com HIV e Aids e seus familiares", reforçou o enfermeiro Reinaldo Portilho, que integra a equipe de profissionais de saúde do SAE/CTA.

A realização da Gincana Solidária faz parte das atividades que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em decorrência do Dia Mundial de Combate a Aids, que será no dia 1º de dezembro. Haverá premiação para as três primeiras escolas que mais arrecadarem alimentos não perecíveis, que serão doados aos pacientes atendidos pelo SAE/CTA. A doação ocorrerá até o final deste ano durante as festividades de Natal e Ano Novo.

Ainda como parte da programação a Sesa vai realizar 600 testes rápidos de HIV. O atendimento ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 deste mês no prédio do SAE/CTA. O teste rápido de HIV continuará sendo oferecido gratuitamente a população no dia 1º de dezembro, principal dia da programação.

O enfermeiro Reinaldo Portilho destacou que no dia 1º de dezembro haverá ainda arrecadação de alimentos não perecíveis, distribuição de preservativos e a intensificação de campanhas educativas e de conscientização no enfrentamento à doença.

Na ocasião serão divulgados os serviços disponibilizados pelo SAE/CTA. "A proposta é tornar os nossos serviços cada vez mais acessível à população. O teste rápido de HIV, por exemplo é dos serviços que vamos divulgar bastante, até porque muita gente ainda desconhece esse exame, cujo resultado é liberado em até 30 minutos", declarou Portilho.

Os postos de arrecadação dos alimentos são os seguintes:
- Prédio do SAE/CTA
- Prédio do Senac/Saúde
-Prédio do Sesc/Saúde
-Prédio da Escola Florence
-Prédio do DST/Aids de Macapá
-Prédio do CRDT
-Prédio da SESA



Nenhum comentário:

Postar um comentário