terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado com realização de exames em Macapá

Alieneu Pinheiro/Sesa
 
Neste dia 1º de dezembro, o mundo todo se volta para a questão das pessoas infectadas com os vírus HIV/Aids. No Brasil, a campanha lançada pelo Ministério da Saúde é direcionada para os adolescentes, especificamente, aos jovens gays. Com o tema "Aids não tem preconceito. Previna-se!", o Ministério pretende atingir este público que está mais vulnerável à doença.

No Amapá, as ações de prevenção à Aids ficaram sob a responsabilidade do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realizaram na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, teste rápido para se detectar o vírus HIV, além de palestras e distribuição de preservativos.

Segundo o enfermeiro do SAE/CTA, Reinaldo Portilho, a meta é oferecer mais de 600 testes às pessoas interessadas em obter o diagnóstico da doença.

"Desde o dia 28 de novembro, quando iniciou a campanha, contabilizamos cerca de 400 testes. Conseguimos obter nosso objetivo, que é sensibilizar a população sobre a importância dos exames anti-HIV", explica.

A coordenadora municipal do Programa HIV/Aids, Carla Neves, explica que a população pode contar com dez unidades básicas de saúde para realizarem o teste rápido do HIV.
"As UBSs da Fazendinha, Lélio Silva, Rubim Brito, Congós, Marcelo Cândia, Rosa Moita, Álvaro Correa e UBS da Unifap são as unidades do município onde são feitos os testes rápido", comenta a coordenadora.

Já nas unidades básicas de saúde do Cabralzinho e São Pedro, podem ser encontrados somente os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Para o secretário de Estado da Saúde, Edilson Mendes Pereira, a situação da Aids não deve ser lembrada somente no dia 1º de dezembro, mas sim durante todo o ano.
"Devemos combater esse mal que destrói a cada dia famílias em todo o mundo. A Aids é uma questão de prevenção e a ação desenvolvida é de suma importância para se essa prevenção", finaliza Edilson.

A programação no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) prosseguem até às 20h, com apresentação de dança, teatro, música e palestras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário