terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CVS capacita técnicos e enfermeiros para atuar no tratamento observado da tuberculose

Alieneu Pinheiro/Sesa
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) realiza nos dias 19 e 20 de dezembro, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), uma capacitação aos profissionais da saúde direcionada para o tratamento da tuberculose. O curso tem como objetivo habilitar técnicos e enfermeiros no tratamento diretamente observado da doença. A capacitação acontece pelo período da manhã e à tarde no dia 19, e somente pela manhã no dia 20.

O tratamento diretamente observado é considerado como elemento chave na busca do fortalecimento da adesão ao tratamento e prevenção, reduzindo assim as taxas de abandono e aumento nas taxas de cura da tuberculose.

"Devemos investir na Atenção Primaria à Saúde, que é uma importante estratégia no que concerne à responsabilidade e qualidade na prestação dos serviços de saúde", comentou a coordenadora de Vigilância em Saúde do Estado, Liliane Rodrigues.

Dados do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) apontam que são notificados anualmente no Brasil aproximadamente 100 mil casos de tuberculose, dos quais 85% são casos novos. A mortalidade da doença gira em torno de seis mil pacientes no país. Esses índices sofrem interferência de fatores como a pobreza, a ocorrência da Aids e o aumento da resistência medicamentosa e da multidrogarresistência.

De acordo com dados divulgados pela Coordenação do Programa de Tuberculose e Hanseníase do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), em 2010 o Amapá apresentou 126 casos da doença.

"A capacitação será importante, pois esses profissionais poderão colher, acompanhar e diagnosticar os casos de tuberculose", completa Liliane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário