terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Creap promove fórum sobre reabilitação

Alieneu Pinheiro/Sesa
 
Em comemoração aos 21 anos de criação, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) realizou nesta segunda-feira, 5, o primeiro Fórum de Reabilitação do Estado. O evento aconteceu na Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O tema foi "Creap: discutindo a importância da rede de atenção em reabilitação". O encontro, que ocorreu nos turnos da manhã e tarde, reuniu autoridades ligadas à questão da reabilitação.

De acordo com a diretora do Creap, Lidiane Dias Alves, o evento teve como objetivo pactuar a questão da reabilitação no Estado em todos os seus segmentos, além de trabalhar em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. "Queremos fortalecer a rede de reabilitação do Estado e discutir temas relevantes ao que tange às áreas de reabilitação", explicou Lidiane.

O secretário de Estado da Saúde, Edilson Mendes Pereira, que também é fisioterapeuta, participou da abertura do evento. "A realização do fórum foi salutar. O encontro possibilita que os profissionais tenham a chance de trocar experiências sobre as novas técnicas de reabilitação".

Outro pronunciamento feito pelo secretário foi o investimento que será feito para a reestruturação do Centro. Segundo ele, os investimentos serão direcionados para a compra de equipamentos e readequação de pessoal.

Programas
Ao logo dos anos, o Creap vem atuando de forma preventiva e oferecendo novos serviços à população. O programa "Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção" beneficia com próteses pacientes que perderam algum membro do corpo e muletas a pacientes que perderam parte da locomoção. Já o programa "Saúde Auditiva" beneficia deficientes auditivos com aparelhos que lhes devolvem o sentido da audição. Além dos programas, o Creap oferece atividades em grupo para pacientes com problemas de coluna e artrose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário