sexta-feira, 8 de julho de 2011

Conferências municipais já mostram resultados

Por Alieneu Pinheiro

Ocorrida no dia 24 de junho deste ano, em Cutias do Araguari, a III Conferência Municipal de Saúde, começa a apresentar os primeiros resultados. No encontro estiveram presentes o secretário do Estado da Saúde Adjunto, Regiclaudo Souza, o presidente do Conselho Estadual de Saúde Roberto Bauer, representantes do Conselho Municipal de Saúde de Cutias, lideres comunitários e o prefeito do município, Paulo Albuquerque. 

O objetivo da Conferência é discutir a política municipal de saúde e o planejamento das ações que garantam o acesso ao atendimento, qualidade dos serviços oferecidos, mecanismos de controle social e programas de prevenção.

Em cada conferência, os delegados municipais elegem as propostas para a elaboração de um plano de ação que será executado até 2014, elegendo prioridades para melhorar o atendimento e os programas de saúde do município.

Debate- No encontro, o prefeito de Cutias do Araguari, Paulo Albuquerque, elencou as dificuldades do município. Ele pediu ao secretário de saúde, Regiclaudo Souza, maior apoio para garantir um serviço de saúde mais eficiente em Cutias. “Uma cidade não consegue oferecer bons serviços a seus munícipes sem o apoio do Estado. Melhoramos a saúde em Cutias com o investimento feito na revitalização do Posto de Saúde, que oferece vários serviços. Desta vez pedimos ao secretário que viabilize para o município uma equipe médica e uma ambulância”, frisou o prefeito.

De acordo com o secretário Regiclaudo, a Sesa tem atuado na elaboração da política pública à saúde nos municípios. “As políticas públicas na saúde e o controle social são papéis fundamentais nas ações de saúde pública. O Estado está organizando as contas para aplicação de recursos na saúde em todos os  municípios. Embora as dificuldades econômicas que o Estado vem passando estamos trabalhando para que a saúde seja um direito para todos os amapaenses”, comentou o secretário.

Resultados- Cutias do Araguari foi o terceiro município a realizar a Conferência Municipal de Saúde. Antes dele, Laranjal do Jari e Serra do Navio já tinha realizados suas conferências.
Em Jari, os representantes do Conselho Estadual de Saúde foram agraciados com a apresentação cultural do grupo de dança “Magia de Tupã”, que por meio da coreografia, entoaram o tema “Meio Ambiente”.

Na abertura da conferência de Laranjal do Jari, o prefeito em exercício do município, Antônio Cardoso, expôs aos conselheiros estaduais e representantes da secretaria de Estado da Saúde, alguns investimentos que foram feitos na saúde como o Centro de Fisioterapia, a construção de dois postos de saúde, a instalação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), entre outros.

O prefeito agradeceu aos gestores da secretaria em ajudar na melhoria da saúde do município. “Agradeço a secretaria de saúde em repassar recursos para o nosso município, uma vez que, Laranjal do Jari vem passando por dificuldades com as enchentes”, comentou.

Em Serra do Navio, a prefeita Francimar Pereira disse que, a comunidade deveria ter maior participação na conferência realizada no município já que os assuntos discutidos foram de muita importância e que os temas que saíram do encontro chegarão até o Ministro da Saúde. “O escalpelamento, as políticas voltadas para as mulheres e crianças na área da saúde que foram conquistadas através de conferências e que viraram lei” disse.

Na conferência de Serra do Navio foram apresentados, discutidos e aprovados, 12 propostas de caráter federal e 11 estadual que serão levadas e apresentadas na Conferência Nacional que acontecerá em Brasília ainda este ano. 

Os próximos municípios a realizarem suas Conferências Municipais de Saúde no mês de julho serão: Pracuúba, Mazagão, Santana, Vitória do Jari, Oiapoque, Amapá e Tartarugalzinho.
 
Alieneu Pinheiro
Assessor de Comunicação/Sesa
3312- 1515/ 8129 1345/91734294
Edy wilson Silva
Gerente de Comunicação/Sesa
3312- 1515/  9144- 9263
Christina Hayne
Gerente Geral de Comunicação/Sesa
3312- 1515/ 9169-4846
twitter: @coletivosaudeap

Nenhum comentário:

Postar um comentário